terça-feira, 10 de maio de 2011

1ª SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFMS - CPCX - 2ª NOITE








    Com a palestra "MORTE, SEPARAÇÃO E PERDA: MITOS E VERDADES, FANTASIA OU REALIDADE", ministrada pelo "nosso" professor mestre Carlos Eduardo Vilela Gaudioso, abrimos a segunda noite da semana de enfermagem. A palestra lotou o anfiteatro da universidade e gerou uma total interatividade no público presente. O professor Carlos Eduardo brilhantemente palestrou um dos conteúdos mais interessantes da psicologia, que é a óptica que o ser humano tem sobre a morte (tanatologia), e as formas com que nós a enfrentamos, ou não. Esse é um assunto que também gera muita polêmica, já que a morte ou o medo dela, podem gerar posicionamentos contrários, variando de um indíviduo á outro, prova disso foi um questionamento feito pela professora Maria Vigonetti: Quando a família entrega um ente no setor de emergência de um hospital, como eles esperam que ele saia de lá? juntamente á essa pergunta veio uma afirmação feita pelo professor Junior: Muitas vezes a família prefere que o ente faleça, ante ficar tetraplégico! Após essa afirmação a também professora Karen se posicionou da seguinte forma: Eu preferiria que saísse vivo, mesmo que tetraplégico.

    Uma das afirmações mais utilizadas em uma abordagem ao familiar que perde um ente é: "Eu sei o que você está passando  " , essa abordagem foi colocada em xeque pelo nosso palestrante que disse: Ninguém sabe o que a outra pessoa está sentindo, pois esse sentimento é único de cada ser, pois ninguém reage da mesma maneira.  

    A cada momento surgiam mais e mais questionamentos, o que fez com que o público fosse imbuído no assunto e que fizessem sua parte contribuindo para a dinâmica proposta pelo palestrante que mostrou-se muito feliz com o resultado do seu trabalho.

    Ficam aqui divulgados os nossos parabéns ao brilhante palestrante: Professor Carlos Eduardo Vilela Gaudioso.





                                                                                                            Jeferson de Paula
                                                                                                                Blogueiro

Nenhum comentário: